quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Aprendi a lutar de olhos fechados
Você não entende isso, eu sei!

Aprendi a não olhar pra dor do outro
Mas
Você não entende isso, eu sei!

Você!
Justo você,
Que diz que me vê

Você, homem
Que não se importa com a minha dor
Que pelo contrário,
É o próprio causador...

Você diz que me vê
Mas você me olha
E não passa muito disso não

Você me olha numa esquina
Sendo noite ou não
Sendo calor ou não
Isso independe da roupa que eu escolhi usar

Você me olha em casa
E machuca com suas palavras
Você que me abandona
E machuca com o olhar
Você que me julga
E prefere me olhar

Me olha dormir, acordar despenteado
E ainda bagunçada, não deixa de me desejar

E não vem m contestar com esse papo
De que mulher precisa se sentir desejada
Que o tipo desse seu desejo me machuca

Você é covarde!

Você me olha da pele pra fora
E opta por não ver a dor que me causa

E quando eu digo de mim,
Não falo somente de mim

Eu cito todas nós

Mas cuidado!
Aprendemos a nos cuidar

Aprendi a lutar sem ver,
Pra apurar meus outros sentidos

Aprendemos a ver as outras
Sem usar os olhos
Meu coração as vê
Minha indignação as tem visto

E tem me doído, homem
Ver o seu prazer

Porque homem é bicho cruel
Que se satisfaz de dor

Mas óh!

Abre o olho!

A gente é ensinada a lutar sem ver
Desde pequena
E o que a gente vai passar a não ver
É a sua dor

Cuidado que mulher é melindrosa
Chega de manso
E quando aprende as manha,
Não tem dó que a faça parar

Cuidado que mulher é meiga,
Mas é perigosa
A gente tá difícil mesmo
Tamo difícil de lidar,
De ouvir calada e de te engolir

Tamo é cansada de cada dia carregar enxada
Pra macho levar aplauso
Tamo cansada de sofrer calada
E tamo ensinando nossas filhas a lutar de olhos abertos,
De peito fechado,
De ouvido apurado que é pra rebater todo e qualquer macho

Resistência e resiliência
É o que tem nos deixado mais forte
Sororidade nunca esteve tão na moda entre nós

Então fica esperto
Que enquanto tiver mulher por perto
O perigo pra tu é certo
Se não souber se comportar

Deixa de ser vacilão
Mulher é além da sua opinião

Mulher é mesmo forte
Então você vai ter que aguentar a pressão

Aprende a me ver
Aprende a se calar antes de falar lerda
Antes de fazer lerda
Porque mulher nunca foi lerda
E mais do que nunca
Agora a gente tá mais esperta

Olha por onde você anda,
Fica esperto
E não vem botar banca

Porque se tinha horror a mulher barraqueira,
É a sua banca que nós vamo tombar

          Ingrid Nogueira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário